20151201

O Whatsapp foi bloqueado?

O Whatsapp foi bloqueado?

Whatsapp foi bloqueado

O Whatsapp foi bloqueado. Isso é verdade?
Sim. A justiça mandou bloquear o aplicativo de mensagens por 48 horas em todo o Brasil a partir da 0h desta quinta (17).
Por quê? Isso é coisa das operadoras de celular?
É verdade que as operadores de telefonia celular querem que o Whatsapp seja regulamentado. Para elas, o aplicativo está funcionando como se fosse uma operadora (permite a troca de mensagens e chamadas de voz). Sendo assim, o Whatsapp deveria pagar os mesmos impostos e seguir as mesmas regras que empresas como Vivo, Claro, Oi e Tim são obrigadas a seguir. Mas não foi por isso que o Whatsapp será bloqueado.
Por que então? 
Segundo o site ConJur, essa decisão foi tomada por conta de uma investigação da Polícia Civil. Um homem foi acusado de trazer cocaína da Colômbia e maconha do Paraguai, segundo o site, e esse caso teria motivado o bloqueio.

Então não são as operadoras?
Não.
Porque a gente não pode ficar sabendo o real motivo desse bloqueio?
Porque o processo corre em segredo de justiça. Isso quer dizer que existe o risco de a investigação ser prejudicada se algo for divulgado ao público.
Foi a Dilma que mandou bloquear?
Não. Foi o juiz da 1a. Vara Criminal da cidade de São Bernardo do Campo (SP).
Isso já aconteceu antes?
Quase. No começo do ano, um juiz do Piauí mandou bloquear o aplicativo devido a uma investigação sobre pedofilia, mas o bloqueio não chegou a acontecer.
E agora? 
Agora temos de esperar para ver o que acontecerá. Pelas informações que temos até agora, esse bloqueio só vai durar até a sexta-feira. Mas um dado importante é: não se sabe se Whatsapp funcionará normalmente em conexões wi-fi.  A certeza é a de que não vai funcionar com o sinal da operadora de telefonia celular (no 3G e 4G, por exemplo).*
Vi que tem uma notícia dizendo que um desembargador cancelou essa decisão. É verdade?
Algumas pessoas estão espalhando a imagem de uma notícia antiga, publicada pela Folha de S.Paulo em fevereiro de 2015. 
Tem algum outro aplicativo que eu possa usar?
Tem sim: Telegram, Viber e Signal são alguns. Basta procurar na sua loja de aplicativos e perguntar aos seus amigos quais outros aplicativos eles usam. Outra opção é usar aplicativos que “disfarçam” sua conexão, chamados de VPN. Um deles é o Betternet.
E o que vai acontecer com o Whatsapp do Me Explica?
Vamos esperar por dois dias para ver o que acontece. Se o Whatsapp não voltar, vamos anunciar uma alternativa. Não se preocupem!


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar